Vida com sentido (Fé – 4)
Foto: Dynamic - Fabienne Francis
Ter fé é crer firmemente naquilo em que acreditamos, em que confiamos. A fé dá-nos a coragem e a energia de que precisamos para a vida ter sentido. Sem ela, a vida seria vazia e desprovida de sentido, pois ninguém pode viver sem uma base de confiança, de esperança e de amor.
As experiências de cada um de nós, que são pessoais e intransferíveis, dão origem a uma energia ou sentimento, como se queira definir a fé. A vida só é vida com fé, porque é esta que dá energia à vida, que eleva o nosso espírito, que nos dá coragem e renova a nossa esperança para se alcançar o que desejamos.
A fé é o alimento da vida, é ela que apoia as nossas esperanças e que nos ampara, enquanto lutamos contra as desconcertantes e inevitáveis questões do dia-a-dia. Todos nós, temos no nosso íntimo, em estado latente, o poder da fé, ou seja, o poder de tornar real muito daquilo que desejamos alcançar. Pois bem, é através do exercício contínuo de uma vontade determinada, pertinaz e orientada nos objetivos em vista, que será possível mudar a nossa visão daquilo de que é para aquilo que pode vir a ser.
Por isso, cultivar a fé, além de nos ajudar a ter uma atitude positiva quando estamos em circunstâncias difíceis ou complicadas, contribui seguramente para refletir sobre a nossa própria existência e proporciona-nos uma vivência interior mais tranquila.
José Azevedo